quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mapeamento cerebral

Para ser bem sincera, admiro muito quem tem tempo e paciência para entrar e postar todo dia, pois tem dias que é difícil fazer coisas simples como levantar, tomar banho, comer... sinceramente gostaria de parabenizar as pessoas que conseguem escrever todos os dias aqui, infelizmente não sou uma delas. O meu principal objetivo de estar aqui é para tentar me ajudar, me entender e ajudar as pessoas que estão se sentindo como eu.

Hoje foi mais um dia cinza, estou de "atestado" no trabalho, mas não pense que tive um surto ou que estou mal, internada. Eu simplesmente não estava bem, estava irritada, tratando mal as pessoas, e onde eu trabalho não é possível ficar assim, o sorriso é obrigatório, pois bem, estou procurando o meu, vim me cuidar, vou me tratar, antes que eu tenha o terceiro surto. As pessoas não conseguem entender, elas acham que é frescura.

Conversando com meu mais novo namorado (4 meses juntos), tentei explicar para ele que eu não estou bem, mas ele queria saber detalhes do que eu sinto... digo que preciso ir ao médico, que ando muito desanimada e ele me solta uma: "você é muito nova para ficar assim." As pessoas que não têm conhecimento do assunto acham que depressão é só para pessoas ricas ou da melhor idade, mas eu não as culpo pois antes de "surtar" eu também não conhecia muita coisa sobre o assunto.

As palavras ficam ecoando em minha cabeça "você é muita nova...". Pesquisei um pouquinho sobre o assunto e vi que a depressão existe também em crianças, ela independe de idade gente, por favor, para que tanto preconceito. Não é frescura, se eu pudesse e conseguisse ficaria bem, acordava no horário, comia, trabalhava, pagava contas, comia, trabalhava, assistia TV e dormia. Se pudesse escolher, pode ter certeza que eu escolheria ter uma vida normal ou pelo menos mais agradável.

Desde terça-feira passada ando com uma vontade de sumir, sabe, escafeder, desaparecer dessa vida. Mas sem coragem para isso, se é que me entendem, eu continuo aqui. Todos dizem que eu tenho que "procurar ficar bem", mas gente, ninguém entende como isso é difícil pra mim. Entrei no site da CVV ontem e tinha uma pessoa que mais parecia mesmo uma psicóloga, ela só me fazia perguntas e mais perguntas, quando é que vou começar a ter respostas?

É psiquiatra, psicóloga, psicanalista, terapeuta holístico... e agora neurologista. É finalmente vou falar sobre o assunto desse post. Hoje fui fazer um exame e descobri que sou completamente ignorante no assunto. Mesmo tendo pesquisado um pouco na net ontem, eu não entendi. Depois de ficar 3 horas na fila do SUS tentando fazer minha carteirinha, fui fazer esse exame de Mapeamento Cerebral que me custou R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A consulta no neurologista custou R$ 200,00 (duzentos reais).

Coloquei valores pois vi que muita gente procura sobre isso e não encontra. Bom, o tal exame demorou cerca de 15 minutos. Eles pediram que eu fosse com os cabelos limpos e secos. Um moço que tinha cara e atitude de estagiário pediu que eu me deitasse e não mexesse a cabeça. O exame que ele fez na verdade acho que é o "eletroencefaloalgumacoisa". Pelo pouco que pude entender, e que minha timidez não me deixa perguntar muito, ele fez esse primeiro exame para verificar minhas atividades cerebrais. Num segundo momento ele irá verificar as áreas que possuem alguma "anormalidade" e  irá mapear estas áreas. Mas ele disse que só o neuro poderia falar sobre os resultados.

Eu fico triste por entender nada ou quase nada do assunto. E mesmo se alguém passasse horas me explicando a minha memória parece que não suporta mais nenhuma informação, não há espaço para mais nada. Amanhã de manhã será a consulta, não estou muito ansiosa pois acho que ele não me dará as respostas e sim vai me deixar mais confusa. Acho que eu deveria mesmo voltar para o psiquiatra, mas vamos ver como será, amanhã as 08:30 da manhã.


E falando em ansiedade estou lendo o blog Bipolar Brasil e encontrei informações sobre a ABRATA uma associação que ajuda pessoas e familiares de portadores de transtornos afetivos. Eu enviei um e-mail ontem a tarde mas ainda não me responderam, estou ansiosa por conversar com pessoas que possam me entender, então toda hora eu abro a caixa de e-mails mas nada. Espero que me respondam logo.

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

3 comentários:

  1. Tripolar
    Entendo e muito o que vc fala a respeito de querer sumir, sinto muuuuuito isso...tem dias que gostaria de simplismente evaporar, sumir, desaparecer...imagina vc sentindo td isso e com 2 filhos pequenos, aí acabo entrando em parafuso, não sei o por que mas tenho uma necessidade exagerada de ficar só, de me isolar, não ter que falar com ninguém nem ver e pior ainda ouvir...e quase sempre isso não é possível...aííííí....vem uma irritação desgraçada, pois quero estar só quieta sem perguntas como vc falou, de quere saber como é o não estar se sentindo bem....nossa como essa pergunta me irrita!!!
    Pra ti ver em mim predomina a irritabilidade e a tristeza infelizmente.
    Agora falando de ti...Seus diagnósticos são de Neuro?
    Melhoras pra ti tripolar
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Preta!
    Fiquei feliz com o comentário =).
    Eu não tenho necessidade de ficar só, eu não gosto de ficar sozinha, mas eu preciso de alguém apenas para estar ao meu lado, não precisa nem falar ou fazer nada sabe. Eu acho que isso é egoísmo da minha parte, pois eu quero alguém ao meu lado para me sentir segura, para me ouvir, mas não quero ouvir ninguém.
    Agora quanto as perguntas, assim como vc eu tb odeio responder. E essa nossa irritação parece que é normal para um Bipolar né, mas como controlar isso?! Vc já ouviu falar da "caixa do nada"? É até engraçado mas há algum tempo atrás eu assisti um vídeo no Mynameis que falava sobre as diferenças entre os sexos feminino e masculino e me deparei com a caixa do nada. Segundo o palestrante só os homens conseguem entrar nessa caixa, sabe qdo eles ficam parados na frente da TV e perguntamos em que estão pensando e eles dizem: "nada". Qdo me sinto irritada tento entrar na caixa do nada, para nós mulheres é difícil, bipolares então mas ainda pois os pensamentos vem e vão o tempo todo. Qdo sinto que vou perder a paciencia eu expiro e inspiro e tento ir para a caixa do nada. Faça o teste, vc pode até não conseguir nas primeiras vezes mas depois verá como é bom. Yoga tb ajuda.
    Quanto aos meus diagnósticos, um psiquiatra disse que eu sou bipolar há 3 anos atrás, outro disse que eu tenho esquizofrenia e o último disse que eu não tinha nada disso, rsrs. Aí estou há mais de 1 ano sem tomar remédio e sinto que estou piorando. Eu estou resistindo a ir no psiquiatra por achar que ele só vai receitar remédios e me mandar pra ksa, queria algo mais palpável, aí fui ao neuro e fiz os exames. Vou escrever um post sobre isso qdo eu tiver uma dose de coragem. Mas a princípio ele me receitou Diazepan (acho que é assim) para ansiedade e um remédio para memória.
    Melhoras para vc e sua filha!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa quando comecei a ler o que vc falou sobre a caixa,fiquei espantada, pois nunca tinha visto falar, mas por coincidência ou sei lá o que? Ontem a noite eu estava no meu curso, quando uma colega me falou desse vídeo em detalhes hehehe!
    vou tentar achar esse vídeo, pelo jeito é muito interessante...
    E em relação a seus diagnósticos Tripolar seja Bipolaridade, esquizofrenia ou qualquer outra coisa que seja, não larga suas medicações...eu se deixar de tomar uma dosagem que seja, já fico mal e penso que vc deixando de tomar o momento que vc entrar em uma nova crise será ainda mais dificil de sair, pois li...agora não lembro onde, mas que cada crise sempre vem mais forte que a anterior se não estamos sendo medicados.
    Estou escrevendo-te meio na pressa, pois liguei para meu médico, que não reside na mesma cidade que eu, pois eu não ando legal e minha próxima consulta era dia 30 de Maio, mas ele quer me ver amanhã, então tudo de última hora, arrumar as coisas das crianças...onde deixar...é apurado, mas volto para te contar como foi ok?
    Bjinhos

    ResponderExcluir